Equipes móveis ganham em agilidade e autonomia

Martha Funke
Valor de S.Paulo


A computação em nuvem já está colaborando para a maior mobilidade corporativa. O portal de compras coletivas Click On é uma das empresas que estão se beneficiando dessa nova tendência. Com uma equipe de captão de ofertas que tem mais de 200 profissionais, depende da agilidade do processo de negociação e aprovação para colocar as campanhas no ar. Uma solução desenvolvida na plataforma Salesforce pela Cloud 2B fez cair o prazo de aprovação, que antes era de até 12 horas, para tempo real.
 "Antes, as fichas eram preenchidas no processador de texto, enviadas por e-mail e organizadas em papel, com as respostas enviadas no fim do dia", descreve a diretora de marketing Claudia Woods. Atualmente, conta ela, a equipe de campo trabalha com netbooks.
O próximo passo é a adoção de smartphones. Cada um dos 200 vendedores-captadores faz de 8 a 12 visitas diárias, acessando a solução Salesforce para registrar desde a identificação da oportunidade até seu.fechamento - o que rende a média de dez acessos diários.
Além da agilidade, a executiva observa que a aplicação foi implantada sem exigir grande envolvimento da equipe interna de tecnologia. "A tecnologia na nuvem permite mais autonomia", observa Claudia Woods.
Soluções e benefícios desse tipo estão fazendo com que a Cloud 2B, nascida em março de 2010 para desenvolver projetos·'de implantação de solões Salesforce, já tenha em seu portfólio cerca de uma centena de clientes. Em apenas um ano, a empresa caminha para faturar R$ 2 miles, e deve dobrar o resultado até ,2012 e já ganhou dois prêmios da americana líder em cloud computing: além de destaque do ano, foi a empresa que mais vendeu licenças na América Latina no ano fiscal encerrado em janeiro.
Além das características básicas das ofertas baseadas em nuvem, como agilidade, flexibilidade e redução de investimentos, o fundador e diretor comercial da empresa, Gilberto Vilaça,ressalta que a arquitetura, tem favorecido a adoção da ferramenta colaborativa Chatter, disponível na solução, correspondente corporativo dos populares Twitter ou Facebook.
"São funcionalidades que estão sendo desenvolvidas em plataformas móveis com armazenamento na nuvem Salesforce, de onde é acessada por qualquer tipo de dispositivo", assinala.
A nuvem da Microsoft também essendo usada para aumentar a produtividade de equipes móveis. Uma das beneficiadas é a Medicalway,empresa que comercializa equipamentos médicos e adotou a solução Business Productivity Online Services (BPOS) para compartilhamento de agendas entre os profissionais externos do time de vendas das unidades nos Estados de São Paulo, Minas Gerais, Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul, além de compartilhar informações com gerentes de produto.
Segundo o coordenador de tecnologia da Medicalway, Eduardo Langowski, a migração para a nova base ocorreu em menos de 24 horas em todas as contas dos 55 usuários da solução BPOS. O e-mail também seguiu para a nuvem. Os investimentos somaram US$ 8 por usuário, valor que correspondente à licença.
A empresa adotou também o Microsoft Office Live Meeting, em que os colaboradores podem.. participar de treinamentos e reuniões remotamente.