segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

Microsoft amplia atuação em Minas

Gerência regional da multinacional norte-americana inaugura mais um escritório em Belo Horizonte.

RAQUEL GONDIM.
A gigante Microsoft está ampliando sua presença em Minas Gerais, Estado que enxerga como porta de entrada para alcançar um extenso mercado consumidor e de prestação de serviços. Presente na Capital desde 1995, a multinacional iniciou uma expansão em Minas há cinco anos, processo que acaba de tomar forma com a inauguração de um novo escritório em Belo Horizonte. Para marcar terreno no Estado, hoje um dos principais alvos da companhia no país, a Microsoft conta com 1.200 empresas mineiras que atuam como suas parceiras e fornecedoras.

O gerente da regional Minas, Helberth Soares, destaca que a grande gama de negócios no Estado e a rápida resposta do mercado aos últimos lançamentos da Microsoft reforçam a importância de intensificar a atuação da sucursal. Além do novo escritório em Belo Horizonte, a partir de 2006, a companhia ampliou seu quadro de funcionários de quatro para 15 pessoas. Embora não tenha revelado números, o executivo afirma que o crescimento dos negócios obtido no Estado supera a média nacional. No momento, a corporação possui 14 regionais no Brasil.

Para Soares, a expansão em Minas se consolida em um bom momento, por coincidir com um cenário de fortalecimento da área de tecnologia, impulsionado pela criação do Parque Tecnológico de Belo Horizonte (BHTec), entre outros projetos. "Entendemos que o BHTec vai ser um diferencial para a cidade. Por isso, estamos em contato com as entidades de classe e apoiando nossos parceiros. Não tenho dúvidas de que firmaremos parcerias dentro do parque", afirma.

O avanço do setor em Minas Gerais está refletido também, conforme ele, na rápida aceitação das empresas locais por lançamentos da multinacional. Segundo Soares, a demanda pelo Office 365, um tipo de solução baseado em ferramentas de produtividade, lançada mês passado no Brasil, surpreendeu a regional. O êxito da nova tecnologia é atribuído por Soares pelo grande número de pequenas empresas no Estado e de negócios do setor de serviços, que investem em ganho de competitividade a custos acessíveis.


Lançamentos - O diretor de Negócios e Parceiros da Microsoft, Luis Banhara, acrescenta que a atuação regional é estratégica considerando o grande volume de lançamentos no país, processo impulsionado pelo avanço do mercado consumidor local. Neste ano, por exemplo, o Brasil se tornou o único país, além da China, a fabricar o console de videogame Microsoft Xbox 360. Outro produto que chegou ao país neste ano foi o Windows Phone, desenvolvido em parceria com a HTC.

Banhara aposta também na chamada "consumerização", termo usado para o movimento que exige nova postura do setor tecnológico, em que as pessoas estendem para seu ambiente corporativo as tecnologias que costumam usar em casa. Um exemplo prático é a aplicação do Kinect - um sensor de movimento que inovou o modo de jogar videogame em que o jogador é o "controle" - pela Associação de Assistência à Criança Deficiente (AACD), em São Paulo. O diretor da Microsoft explica que a entidade passou a utilizar a tecnologia na fisioterapia dos pacientes para acompanhar se os exercícios são executados corretamente.

Apesar do espaço já conquistado pela Microsoft no Brasil, a multinacional dará um grande passo no ano que vem, rumo a consolidar o país como um dos seus mais importantes mercados consumidores. Fruto de investimentos que superam US$ 10 milhões será inaugurado em São Paulo, no início de 2012, o maior centro de tecnologia da companhia na América Latina. O Microsoft Technology Center vai abrigar demonstrações de produtos e, conforme Banhara, "mostrar o estado da arte da tecnologia".
Diário do Comércio 23/12/11

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